terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

"Hoje vamos falar sobre ansiedade."

 "As emoções controlam as nossas decisões, definindo o resultado da nossa vida! É preciso ganhar ferramentas para trabalhar as nossas emoções." (Paulo Moreira)

O que é a Ansiedade?

 A ansiedade é a antecipação de uma ameaça futura, é uma emoção básica que aparece sempre que uma situação é interpretada como perigosa, envolvendo um conjunto de respostas somáticas e cognitivas que conduzem a um comportamento (de imobilidade, fuga, defesa agressiva ou submissão)  para lidar com estímulos interpretados pelo indivíduo como ameaçadores.

A ansiedade pode ser consiedarada normativa (quando há uma avaliação exata sobre a situação) ou patológica (quando existe uma avaliação incorreta da situação).

As respostas ansiosas fazem parte do desenvolvimento humano como forma de reações defensivas naturais. Desempenham uma função adaptativa de proteção, alertando o indivíduo para possíveis perigos.

A experiência de ansiedade varia de pessoa para pessoa e, por este motivo, tem sido concetualizada como um continuum, em que num dos extremos se encontra a ansiedade normativa (em que o indíviduo apresenta sintomas de ansiedade numa determinada situação, mas esses sintomas são passageiros) e no extremo oposto encontra-se a ansiedade patológica (quando o indivíduo apresenta sintomas de ansiedade numa determinada situação e estes prevalecem durante muito tempo, interferindo no seu dia a dia).

Vários estudos epidemiológicos têm demonstrado que as Perturbações de Ansiedade têm maior prevalência na infância, indicando que podem estar associadas a dificuldades no funcionamento social, (por exemplo a dificuldade em conquistar autonomia relativamente à família de origem) e académico (por exemplo quando há um insucesso escolar).


Se estás a sentir ansiedade em níveis elevados, e sentes que está a dominar os teus pensamentos, sentimentos e comportamento podes  contactar o serviço de psicologia através dos seguintes emails: servicopsicologia_aefj@freijoao.net e/ou servico.psicologia.aefj@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

O romance do guarda-chuva Azul