segunda-feira, 29 de março de 2021

LIDAR COM O DIVÓRCIO NA FAMÍLIA

 LIDAR COM O DIVÓRCIO NA FAMÍLIA

 Existe evidência de que nem todos os jovens são afetados negativamente pelo divórcio, mas existe grande evidência de que o stress de um divórcio pode ter efeitos negativos sobre o desenvolvimento académico, social e emocional de muitos jovens. A experiência de um divórcio parental pode ser a crise mais devastadora que um jovem pode enfrentar.

O impacto do divórcio parece ser mais severo nas crianças mais pequenas devido à sua carência nas competências de encarar situações difíceis, na sua incapacidade em obter apoio externo e a sua tendência a culpabilizar-se pela situação. À medida que as crianças se aproximam da adolescência desenvolvem uma maior capacidade de enfrentar situações difíceis. No entanto, se existirem problemas académicos ou sociais (por exemplo, timidez, problemas evolutivos, pobre controle dos impulsos, etc...) ou se provêm de famílias onde se vivenciam conflitos, as crianças nestas situações estão em risco de padecer de problemas psicológicos.

O apoio por parte da escola, o dos técnicos de saúde e psicólogo podem atenuar os efeitos negativos do divórcio na adolescência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O romance do guarda-chuva Azul