quinta-feira, 4 de março de 2021

Comunicar com os filhos


Muitas vezes os pais não têm tempo suficiente pra dedicar aos filhos devido ao trabalho ou outras atividades. No entanto, é muito importante uma boa comunicação entre pais e filhos, já que fortalece os laços afetivos e gera segurança e confiança na criança, adolescente ou jovem.

Uma comunicação saudável e positiva entre os pais e os filhos,  influência a educação destes, tornando mais fácil para eles compreendam e reflitam sobre o que lhes é transmitido. Além disso, a relação e a convivência na família também se torna mais tranquila, agradável e enriquecedora, o que favorece o bem-estar de todos.

Barreiras a comunicação

Existem muitas barreiras que, em vez de facilitar a comunicação entre os pais e os filhos, pode acabar por interferir na relação. Algumas delas são:

Ameaçar: isso pode fazer com que o seu filho sinta medo ou ressentimento;

Julgar e criticar: se focalizar nos aspetos negativos do se filho pode fazer com se sinta inferiorizada e assim sinta a necessidade de se manter afastado ou distante de si.

Envergonhar e ridicularizar: quando expõe o seu filho perante outras pessoas  e ele sente vergonha ou sente que está a ser ridicularizado, pode estar a contribui para o desenvolvimento de falta de confiança, baixa auto-estima. Também deteriora a relação entre ambos.

Interrogar: ao questionar constantemente sobre determinados assuntos, pode fazer com que o seu filho não confie mais em si, ou que pense que os pais não confiam nele. O resultado pode ser que passe a ocultar assuntos e situações do seu dia a dia que sejam problemáticas.

Redes sociais: a tecnologia pode aproximar as pessoas mas também distanciá-as.

Como melhorar a comunicação entre pais e filhos

Para melhorar a comunicação entre os pais e os filhos é importante criar um clima de confiança e conhecer como comunica com os seus filhos. Apresentamos alguns hábitos que pode ser útil para desenvolver ums boa comunicação com os seus filhos

Não busque fazer imposições: Promova o diálogo, faça perguntas, escute o que tem para dizer e no caso de ter feito algo de errado, escute quais foram os motivos que o levou a agir dessa forma. Tente evitar controlar todos os aspetos da vida do seu filho. A  melhor forma para o ajudar, perante qualquer conflito, é levá-lo a refletir sobre como agiu e como poderia ter feito diferente

Escute com atenção: Quando o seu filho estiver a falar sobre algo importante para ele, preste atenção, demonstre que está atento ao que ele está a dizer. Escute o ponto de vista do seu filho, mesmo que seja difícil de entender, tente ver as coisas pela ótica dele.

Peça a opinião do seu filho em situações que afetem toda a família: Sempre que possível, deve pedir a opinião do seu filho. Isso faz com que se sinta importante na família e que a sua opinião ou ponto de vista é relevante.

Não faça promessas em vão: Cumpra com a promessas que faz e se não consegue cumprir explique-lhe os motivas pelo qual não as consegui concretizar.

Simplesmente fale com o seu filho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O romance do guarda-chuva Azul